fbpx

The ghost shop

ARTE BLOGloja fantasma

Imagine uma loja incrível, o sonho de uma vida traduzido em bom-gosto, detalhe e sofisticação. Desde a montra até ao balcão tudo perfeito, cada prateleira e cada produto alinhados em total sintonia. Os preços são competitivos e o serviço, fruto da paixão e preparação de todos os colaboradores, é claramente acima da média. Estão reunidas todas as condições para o sucesso mas há um problema…ninguém entra na loja!
Esta pequena história ilustra o que se passa com enorme frequência com lojas online e que motiva inúmeros contactos com os nossos serviços. A seguinte questão é a mais colocada: se nós investimos milhares de euros e uma enorme quantidade de tempo a preparar tudo, porque é que a nossa loja online não produz resultados?
A resposta a esta pergunta pode passar por vários fatores “técnicos” tais como a fraca qualidade da fotografia/conteúdo/design, layout pouco intuitivo,  deficiente navegabilidade, métodos de pagamento pouco adequados ou sistema de entregas mal trabalhado todavia, à semelhança da analogia feita com a loja física, mesmo com todos estes e outros elementos perfeitamente oleados, pode não conseguir clientes para “dentro das suas portas” por não ter uma estratégia de atração adequada! Algumas das soluções passam por:

  • Produzir conteúdo não comercial de qualidade (em texto, imagem, áudio e/ou vídeo) é essencial para criar uma relação entre a marca e o público-alvo, contribuindo para a formação de uma audiência qualificada (interessada na temática em questão) e, consequentemente, mais propensa à compra;
  •  Otimizar os conteúdos através de SEO (search engine optimization) irá contribuir para que seja mais facilmente encontrado quando um cliente utilizar um motor de busca para pesquisar por um produto/serviço que faça parte do seu portfólio de soluções;
    ·         Utilizar as redes sociais para disseminar o referido conteúdo relevante e orientar clientes e potenciais clientes para uma loja online, é uma estratégia acertada e que produz bons resultados quando é bem delineada;
  • Apostar em publicidade quer em motores de busca, quer nas redes sociais, irá alavancar o alcance das publicações. É importante ter em conta que os anúncios têm de ser bem segmentados e atrativos para o aumento de visualizações se converter em negócios!
    Ações como o recurso a influenciadores digitais, email marketing ou remarketing poderão também ser formas eficazes para atrair público para uma loja online e, em função do público-alvo poderão ser conjugadas criativamente de modo a que o cliente não saia com o cesto de compras vazio!
 
DM7 Novembro 2020

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email