fbpx

Site precisa-se!

ARTE BLOGsite precisa-se

Num momento em que a situação de pandemia em que vivemos tem servido para acelerar a perceção de que é através do digital que os negócios estão a subsistir e a prosperar (valha-nos o fato do Covid 19 ter servido para alguma coisa útil…), somos consultados diariamente acerca de qual o melhor caminho para ter uma presença online. Se é certo que o grau de maturidade de cada projeto varia significativamente (surgem-nos consultas que são claramente o “ponto de partida” no percurso do empreendedor e outras que revelam um conhecimento aprofundado dos fatores críticos de sucesso do negócio e do modo como estes devem ser trabalhados para produzir resultados), existem questões que são transversais e que, num ou noutro momento, percorrem a cabeça dos decisores:

 

  • Como fazer um site?

 

A reflexão inicial deve ser: qual o objetivo do meu site? Se a resposta for fazer negócios, promover um negócio ou qualquer outra que tenha como propósito a criação de riqueza, é fundamental trabalhar com profissionais. Para além de tudo o que pode correr mal ao tentar fazer o trabalho de especialistas, os clientes “sentem” o amadorismo a milhas de distância e afastam-se dele a toda a velocidade. Se tem um projeto para um negócio a sério, tem de se apresentar como um verdadeiro perito!

 

  • Qual a melhor plataforma para criar o meu site?

 

Qualquer profissional conhecedor da realidade digital lhe dirá que o wordpress (plataforma utilizada por mais de 35% de toda a web) é a opção ideal para todos os negócios, independentemente da dimensão dos mesmos. Por se tratar de um projeto opensource (modelo colaborativo, desenvolvido por uma comunidade de parceiros) que privilegia as permanentes atualizações e melhorias, é a plataforma rainha no que respeita à fiabilidade e á amplitude de possibilidades. Trabalhada por especialistas em wordpress que tenham em conta todo o enquadramento do negócio, é a solução ideal para garantir o sucesso em toda a jornada de compra do consumidor, desde a atração da lead até ao fecho da venda!

 

  • Contrato um freelancer ou uma agência?

 

Sabendo que um negócio tem de ser estruturado numa perpectiva de médio-longo prazo, é importante assegurar que um parceiro tão importante se mantém ao seu lado em cada etapa do processo. Uma boa agência tem condições para lhe oferecer sólidas garantias todavia, para minimizar a hipótese de surpresas desagradáveis, coloque questões, peça referências, esteja atento às reviews, exija que lhe seja apresentado um portfólio consistente, fértil em trabalhos bem sucedidos mas não só, atente também na manutenção de relações de longo prazo que a agencia mantém (ou não) com clientes pois ninguém quer sentir-se abandonado a meio do trajeto!

 

  • Utilizo um template existente ou um design criado de raiz?

 

Trata-se de um tema simples de explicar: quando está a preparar uma apresentação importante para o seu negócio e o powerpoint ou ou keynote lhe sugerem um layout existente você utiliza? Suspeito que não! Neste caso o fenómeno é semelhante: Se queremos um site robusto, original e que seja tão exclusivo quanto o nosso negócio e a nossa marca, não usamos templates!

 

DM7 Outubro 2020

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email