A loja fantasma

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Imagine uma loja incrível, o sonho de uma vida traduzido em bom-gosto, detalhe e sofisticação. Desde a montra até ao balcão tudo perfeito, cada prateleira e cada produto alinhados em total sintonia. Os preços são competitivos e o serviço, fruto da paixão e preparação de todos os colaboradores, é claramente acima da média. Estão reunidas todas as condições para o sucesso mas há um problema…ninguém entra na loja!
Esta pequena história ilustra o que se passa com enorme frequência com lojas online e que motiva inúmeros contactos com os nossos serviços. A seguinte questão é a mais colocada: se nós investimos milhares de euros e uma enorme quantidade de tempo a preparar tudo, porque é que a nossa loja online não produz resultados?
A resposta a esta pergunta pode passar por vários fatores “técnicos” tais como a fraca qualidade da fotografia/conteúdo/design, layout pouco intuitivo,  deficiente navegabilidade, métodos de pagamento pouco adequados ou sistema de entregas mal trabalhado todavia, à semelhança da analogia feita com a loja física, mesmo com todos estes e outros elementos perfeitamente oleados, pode não conseguir clientes para “dentro das suas portas” por não ter uma estratégia de atração adequada! Algumas das soluções passam por:

  • Produzir conteúdo não comercial de qualidade (em texto, imagem, áudio e/ou vídeo) é essencial para criar uma relação entre a marca e o público-alvo, contribuindo para a formação de uma audiência qualificada (interessada na temática em questão) e, consequentemente, mais propensa à compra;
  •  Otimizar os conteúdos através de SEO (search engine optimization) irá contribuir para que seja mais facilmente encontrado quando um cliente utilizar um motor de busca para pesquisar por um produto/serviço que faça parte do seu portfólio de soluções;
    ·         Utilizar as redes sociais para disseminar o referido conteúdo relevante e orientar clientes e potenciais clientes para uma loja online, é uma estratégia acertada e que produz bons resultados quando é bem delineada;
  • Apostar em publicidade quer em motores de busca, quer nas redes sociais, irá alavancar o alcance das publicações. É importante ter em conta que os anúncios têm de ser bem segmentados e atrativos para o aumento de visualizações se converter em negócios!
    Ações como o recurso a influenciadores digitais, email marketing ou remarketing poderão também ser formas eficazes para atrair público para uma loja online e, em função do público-alvo poderão ser conjugadas criativamente de modo a que o cliente não saia com o cesto de compras vazio!
 
DM7 Novembro 2020

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